Sob um sinal verde para as políticas públicas, o deputado Jordy acredita que “agora temos instrumentos para transformarmos a visão desenvolvimentista atual e o PPS, como primeiro partido brasileiro a aderir o Cidades Sustentáveis, admite a sustentabilidade como um dos pilares da plataforma e das ações políticas dos futuros administradores públicos”.
            O Programa Cidades Sustentáveis visa justamente colocar a sustentabilidade na agenda da sociedade, dos partidos políticos, candidatos e dos futuros administradores públicos, surgindo como referência de controle para a sustentabilidade urbana nas políticas públicas realizadas na cidade. Quem explicou essa missão de nova política aos pepessistas foi Ivan Costa, do Observatório das Cidades. No Pará, o PPS é o primeiro partido a reunir seus pré-candidatos a prefeito a fim de estabelecer agendas políticas voltadas para a construção de municípios mais saudáveis e democráticos no âmbito socioambiental.

             Além de referenciar a sustentabilidade na gestão pública, o Encontro abordou,  um debate sobre a conjuntura política nacional e estadual, orientações sobre marketing eleitoral e também sobre as questões jurídicas pertinentes às eleições de 2012. A preocupação do partido em fazer tais orientações a seus pré-candidatos a prefeito surge no sentido de qualificá-los a desenvolver campanhas mais comprometidas com o desenvolvimento social.